Viva Mestre Irineu!
Nós do Flor de Lótus, reservamos esse espaço para manter viva a memória de nosso querido Mestre Irineu. Buscamos manter em nosso trabalho o respeito, a seriedade e a responsabilidade ensinada pelo Mestre.
Embora não sigamos a doutrina do Daime, reservamos em nosso ritual um momento para os hinos. Orientamos nosso grupo e as pessoas que aqui vêm conhecer a sagrada bebida os preceitos ensinados por Irineu e mantemos em nossa mente a disciplina e a firmeza do pensamento, sempre buscando compreender e estender os ensinos da rainha.
Nesse espaço apresentamos uma pesquisa bibliográfica sobre a vida e obra deste distinto senhor, que com sabedoria, honra, simplicidade, amor e persistência construiu um legado que mudou a história da ayahuasca em nosso país. Essa pesquisa está pautada nos estudos mais recentes sobre a vida do Mestre.
Nosso objetivo é, como dito anteriormente, apenas manter viva a memória do mestre. O registro dessa tradição é uma necessidade urgente. A herança cultural vinda da floresta e o legado da tradição do Daime se encontrou e se encontra ameaçada ao esquecimento e a distorções.
Conhecer a vida de Mestre Irineu é conhecer uma vida fundamentada na experiência da cultura da paz herdada do xamanismo ancestral, com elementos de integração e respeito na relação com a natureza. É uma história de travessia, onde as fronteiras do uso da ayahuasca foram completamente reconfiguradas, transpondo a florestas e os xamãs, vindo firmar sua luz nos centros urbanos pelo Brasil e pelo mundo.
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,
que já tem a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia:
e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado,
para sempre, à margem de nós mesmos.
Fernando Pessoa
Textos inspirados em estudo de Marcelo Borges: A história
da ayahuasca no Brasil. Um estudo Ontológico sobre as
fronteiras da travessia humana com o suprassensível
Artigos sobre a História de Raimundo Irineu Serra
Xamanismo: O início da travessia!
Esse artigo reflete sobre o contato de Irineu com o xamanismo e a importância desse contato na formação da Tradição do Daime.
Artigo relatando o contexto dos seringas no momento da chegada dos peregrinos nordestinos. Tal nos ajuda compreender a formação da futura Doutrina do Daime, ensinada pelo Imperador Juramidam!
Artigo relatando o contexto do século XX em sua realidade histórica e seu reflexo na mentalidade nos seringais, locais onde a ayahuasca encontrará ‘terreno fértil’ para levar sua cura e transformação mental.
Esse artigo relata sobre o início do longo caminho que Mestre Irineu irá percorrer até conseguir manifestar a missão por ele recebida diretamente da Rainha da Floresta.
O encontro com a Ayahuasca
Nesse artigo relatamos o encontro de Irineu com a ayahuasca, fato que mudaria completamente a comunhão da bebida no Brasil.
A partir de uma orientação dada por um companheiro, Irineu recebeu a divina instrução, 8 dias de batalhas, alimentação restrita, saia voando, tiros de espingarda na floresta, assim foi a iniciação de Irineu para receber a Grande Revelação.
(…) Seu posto no comando do Daime lhe conferiu autoridade maior que um simples professor, ele é o Mestre Imperador Juramidam, filho da virgem da Conceição, que começaria a missão de doutrinar o mundo Inteiro.
O longo caminho para o início da missão
Nesse artigo narramos o longo caminho de aprendizado e persistência que Irineu teve que percorrer até conseguir manifestar sua missão.
Aqui relatamos sobre o nascimento da Doutrina, o novo batismo da bebida e o recebimento do titulo Juramidam.
Relato sobre a origem do simbolo do Santo Cruzeiro.