Próximo Ritual Aberto:

  • 00 Dias
  • 00 horas
  • 00 min
  • 00 seg
+

Artigos

O Simbolo do Escorpião

Categories: Xamanismo

Quando se trata de animais de poder muitas são as teorias acerca da quantidade de animais que pertencem a uma determinada pessoa, se ele(s) estão ligados a um processo específico, e assim trazem uma mensagem e em outro momento outros se apresentam ou se eles guardam a pessoa estando ligados a caminhada espiritual como um todo. Não tentamos aqui dizer o que é, cabe a cada um em seu processo de auto inquisição dizer o que faz ou não sentido para si em sua autoaprendizagem.

Para cada um os símbolos se apresentam de uma forma, nesse sentido temos recebidos diversos relatos de pessoas que na luz da força da ayahuasca tiveram contato com a visão de um escorpião. Em nosso feitio de ayahuasca realizado em setembro de 2017 encontramos um escorpião na chácara e mais recentemente, no ritual de novembro, abriu uma miração para mim onde vi um escorpião enorme por alguns segundos. Nesse mesmo ritual outros relatos dessa visão vieram à tona. Com isso em mente fui pesquisar sobre esse símbolo e esse texto é resultado da pesquisa.

Se você viu escorpião em sua vivência espiritual, se sonhou com um ou ainda encontrou com um escorpião fisicamente, essa pode ser uma mensagem do Espirito Santo para ti. Se você recebeu o escorpião como seu animal guardião então muito você tem que aprender sobre a natureza dessa criatura e das mensagens sutis que ela lhe traz.

O escorpião é animal que está relacionado a água, de energia feminina, passivo e negativo. A característica de sua relação com a água nos diz sobre sua natureza fluida. A única maneira de fixar a água é levando-a a congelar. Assim podemos imaginar um iceberg que, como o escorpião, sua maior parte está submersa e é traiçoeira.

Aquele que caminha com o escorpião como guardião tem grande capacidade de penetrar profundamente na alma alheia, descobrindo os segredos e as motivações mais intimas das pessoas, mas a reciproca não é verdadeira. Pouco se vê daquele que caminha com o escorpião, pois ele permanece inescrutável, como uma fortaleza fortemente vigiada. Ele revela pouco de si e somente aquilo que lhe prouver, quando e SE lhe prover. É o símbolo dos segredos e dos mistérios. Mistérios fascina a alma tocada pelo escorpião e ela está sempre tentando entender a dinâmica da vida, gosta de estudar metafisica, filosofia oculta e iniciática.

É um símbolo também associado a águas paradas, escuras e profundas, cuja calmaria esconde abismo profundos que podem engolir o melhor dos mergulhadores. Essas profundezas são metafóricas para a alma abissal do escorpião, cheias de perigo e volatilidade.

Escorpião simboliza a morte, renascimento e transformação, muito parecido com as serpentes que trocam de pele constantemente, quando a forma de vida já não o sustenta ou não representa sua busca interior. Aquele que recebeu esse símbolo tem necessidade de mudança, provocando crises quando percebe que uma situação está impedindo seu crescimento. Embora esse símbolo também seja possessivo, uma vez determinado a eliminar algo de sua vida, será apenas questão de tempo até que aconteça.

Aquele que recebeu o escorpião em sua vida é regido pelos órgãos excretores e sexuais, simbolizando tanta sua associação com o sexo quanto a necessidade de eliminação e expurgo dos detritos inúteis. Reciclagem é algo também pertinente a esse animal, que é capaz de achar verdadeiros tesouros no lixo expurgado ou ignorado por outros.

Coragem e destemor inundarão a alma que caminha com o escorpião e ela terá grande destemor em enfrentar seu ego sem receio de olhar para ele. Força emocional e psicológica virá para aqueles que o viram, autocontrole e autodisciplina são metas chaves porque o escorpião tem que ser senhor de si mesmo e jamais permitirá depender de nada ou de ninguém. A pessoa tocada pelo escorpião é instintiva, visceral, penetrante e intensa. Prospera e cresce nas crises, funcionando como catalisadora de mudanças aonde quer que vá. Alias essa é uma característica que incomoda as pessoas que convivem com alguém que caminha com o escorpião, pois elas são obrigadas a olhar para si mesmas e suas necessidades de mudar na presença do escorpião e essa é uma tarefa que nem todo mundo quer empreender.

Se o escorpião chegou em sua vida, ela será colorida e intensa, em cores vivas e quentes como o sangue que corre nas veias, essa passionalidade é o que o fará viver no limite, testando a si mesmo e a vida, expondo-se a perigos extremos, muitas vezes por pura diversão. Nada com você será morno. Ou é frio glacial ou é fogo calcinante. Tudo ou nada, não há meio termo. O escorpião é extremamente sagaz e perspicaz, captando as coisas no ar, seu faro e antenas sempre ligados e sondando o ambiente a arredores. Nada é leve ou superficial, tudo tem que ser profundo e crítico. Isso ocorre porque esse símbolo traz uma aguda consciência da morte e dos ciclos da vida, uma consciência que é tanto inata quanto a exposição precoce à crueza da vida e da natureza humana. Por isso, nada o surpreende, nem nele mesmo, nem nos outros, menos ainda no mundo. Não há nada que ele não tenha visto, sonhado ou intuído. Essa aguda consciência da morte é o que faz sentir tudo muito intensamente e também o que lhe dá um instinto de sobrevivência incrível. A intuição é muito aguçada e sua capacidade de captar o que os outros sentem lhe confere uma grande compaixão.

Aquele que recebeu esse animal de poder é implacável, intransigente, muitas vezes irracional e inflexível. Com seu faro muito apurado ele suspeita de tudo e tem grande dificuldade em confiar nas pessoas, podendo ser paranoico em certas situações. Essa falta de confiança é pelo conhecimento da natureza humana e nas vilanias e baixezas do ego.

O escorpião é literalmente um animal de PODER, poder esse que vem da negação de si mesmo e da própria vontade. O lado negativo desse símbolo é que fora do caminho do meio, a pessoa pode se tornar cruel, cínica e sarcástica. Pode se tornar profundamente egoísta e profundamente mesquinha. Seu poder de rapidamente entender onde a estocada vai doer mais, onde reside o ponto mais fraco do outro, o leva a aplicar exatamente ai o “golpe final”. Seu grande poder de veneno pode tanto curar quanto destruir e ele sabe disso. Aquele que tem o escorpião como guardião não se deixa seduzir ou finge que foi corrompido, quando perdido em sua própria energia ele se corrompe de forme decidida e o faz sem desculpas e de caso pensado. Por isso esse símbolo nos traz a reflexão de aprender a caminhar com ele sem nos tornar vítima de nossa própria natureza.

Por outro lado a capacidade de entrega a tudo o que faz é tão intensa que o faz chegar as raízes das coisas, ao núcleo do problema ou da situação que ele está tentando esmiuçar, portanto é impossível esconder algo dele, porque é apenas questão de tempo para que ele desvende o mistério. Aliás, as vezes ele nem precisa se esforçar, porque as coisas que lhe interessam saber tendem a cair no colo dele, de alguma forma misteriosa. Ele é tão venenoso e letal quanto o ferrão que carrega. Por isso, não brinque com ele.

Se você recebeu o escorpião em sua vivência espiritual, aprenda com esse símbolo e utilize de seu poder para oitavar sua caminhada espiritual, deixando de ser vítima de si mesmo.

 

Author: Willian Tello

Fundador e dirigente do Instituto Espiritual Xamânico Flor de Lótus

3 Responses to "O Simbolo do Escorpião"

  1. Lívia Laila Posted on 12/11/2017 at 13:30

    Olá !
    Vim ler este texto justamente por ter sonhado com um pequeno escorpião azul, em uma noite durante o retiro de novembro (2017) aí no Flor. Gratidão por compartilhar esse conhecimento !

    • Willian Tello Posted on 12/12/2017 at 21:50

      Varias pessoas viram escorpião na força por la querida, legal saber que você também…
      abcs

  2. Monny Posted on 01/07/2018 at 18:34

    Fantástica descrição, vi um escorpião hoje nos sonhos, ele era bege, da cor da areia bem fina, estava camuflado nesse local cheio de entulhos, depois tentei revirar o local para tentar encontrá-lo e não achei e toda essa maravilhosa descrição veio no momento perfeito que descreve os acontecimentos atuais !! Como é incrível a simbologia xamânica dos animais, eu sempre tenho a orientação desses animais na vida real, eles simplesmente aparecem para mim, sejam pela insistência de ficar aparecendo em lugares que vou, seja pelas cores, seja pelos sons, como transcrevem sempre como um enigma o momento que estou vivendo e os aprendizados que preciso ou esses animais simplesmente surgem nos meus sonhos de forma marcante !! Gratidão pelo texto !!

Deixe uma resposta