Palestra sobre DMT

Especialistas convidados para o debate: Prof. Henrique Carneiro — Historiador (USP) e Eduardo Schenberg — Doutor em Neurociências. Gravado na quinta-feira, 26/04/11, às 20h, no Cineclube Socioambiental Crisantempo após exibição gratuita do documentário ‘DMT — A Molécula do Espírito’.

Dirigido por Mitch Schultz, o filme narra as pesquisas pioneiras do Dr. Rick Strassman com DMT (dimetiltriptamina) por meio de uma abordagem multifacetada sobre este intrigante alucinógeno encontrado no cérebro humano e em milhares de plantas.

Em rituais religiosos como o Santo Daime e também em rituais xamânicos universalistas, o consumo da bebida — considerada sagrada — é promovido para que os adeptos consigam uma expansão de consciência e comunhão com a sabedoria e luz do universo.

A explicação dada para isso no documentário é que o DMT é uma molécula simples, presente em todos os organismos vivos, e que funcionaria como uma porta de comunicação do indivíduo com o todo.

A bebida funcionaria como um agente facilitador para entrar em níveis de frequência espiritual que também podem ser conseguidos com muita disciplina através de ioga, jejuns, entre outras técnicas que exigem muita disciplina.

O longa apresenta os incríveis efeitos deste composto, seu papel nas experiências de quase-morte e na consciência humana.

A sutil combinação de ciência, espiritualidade e filosofia na abordagem do filme lança luz sobre uma série de ideias que podem alterar a forma de o homem entender o universo e se relacionar com ele.