15

O Símbolo do Beija-Flor

Conforme amadurecemos em nosso caminho espiritual vamos aprendendo a observar a comunicação do Espirito Santo através de absolutamente tudo. Deus, em seu Amor, utiliza tudo que for necessário para que as mensagens nos cheguem. Se estivermos atentos o suficiente perceberemos a natureza nos trazendo mensagens que nos ajudarão a compreender algo necessário para o momento, portanto observação e sensibilidade são necessárias.

Essas mensagens são presentes divinos desse caminho sagrado da ayahuasca, todo aquele que realmente decidiu olhar para si mesmo desenvolve essas características que ajudarão o iniciado no caminho da autodescoberta.

Recentemente passei por uma experiência arrebatadora em nosso Jardim Dourado, enquanto regava nossas chacronas recebi a visita de 3 beija-flores, sendo que um deles me presenteou com a honra de observar ele tomando banho sentado em uma chacrona, antes de ir embora voou ao meu redor a apenas alguns centímetros de distância, fazendo aquele zunido de suas asas de forma tão alta que me arrepiou da base da coluna até a nuca. Essa experiência se repetiu novamente na semana seguinte com o mesmo beija-flor, dias antes de ter início nosso primeiro feitio de ayahuasca.

Se havia dúvidas acerca da mensagem ele retornou para sana-las. Foi uma experiência tão impactante que precisei estudar sobre o símbolo espiritual do beija-flor e, assim, compartilho com vocês um pouco da mensagem que esse ser magnifico nos traz.

O beija-flor, também chamado de colibri, é um daqueles raros animais que é impossível ser indiferente a sua visita. Ele não passa desapercebido e é extremamente comum as pessoas entrarem em silêncio com sua chegada e atentas observarem sua presença, provocando quase sempre reações de admiração. Em algumas culturas ele é considerado a presença de Deus. O beija-flor é um animal delicado, em sua pequenez se faz enorme, é o único animal capaz de voar nas quatro direções e parar no ar em pleno voo, é a única ave que não aceita ser engaiolada pois se for, morrerá tentando sair da prisão imposta. Esse ‘pequeno’ animal é caçador de néctar. Todas essas características nos trazem as mensagens sutis que esse símbolo carrega.

Se um beija-flor visitou sua vivência espiritual, ou voou em seu sonho ou ainda, de forma ‘inesperada’ apareceu ‘do nada’ em seu dia a dia, sorria, ele é um presente do Grande Espírito, ofertado por puro amor à Natureza, em sua majestosa grandeza, é um mensageiro enviado aqueles cujo coração se fechou em função de sofrimentos, que se sentem desanimados e sem força. Ele traz a mensagem da alegria e nos fala sobre a possibilidade de encontrar uma maneira de se sentir renovados e felizes pelo simples fato de estarmos vivos. Através da astúcia, inteligência e graça e não só da força física, o beija-flor nos mostra uma maneira para embarcar em uma nova jornada.

Aqueles que receberam a graça do beija-flor e possuem o raro dom de ouvir a linguagem da vida que se oculta em seus mistérios, podem vir a descobrir que ao beija-flor é atribuído poderes mágicos de despertar o amor e abrir corações. Por isso sua mensagem nos fala sobre a abertura do cardíaco a todo aquele que se fechou emocionalmente. A bem aventurança só é possível se o coração estiver aberto e purificado.

Aqueles que aprendem a voar como o beija-flor são pessoas sonhadoras, visionárias, sensíveis em sua natureza mais profunda, gostam de viajar, amam a vida, são alegres e espalham alegria por onde passam. São pessoas que trilham a estrada da felicidade, buscam e querem estar junto a beleza e harmonia.

Esse símbolo nos ensina a desfrutar da beleza e as dádivas que se apresentam em nosso caminho. Nos fala sobre a mudança de percepção da realidade a partir da alegria e do encantamento. Assim, se o beija-flor zumbiu forte em sua vida, vá, voe em seu sonho de cura, renove sua alma, desperte seu curador interior e comece a espalhar o perfume de rosas em todos os lugares que passar. Permita que o beija-flor faça morada em seu coração e faça dele seu ninho; aprenda a desfrutar o néctar da vida, a doçura do mel, os encantos do amor, exalando perfume de rosas e uma brisa suave e tranquila que abençoa seu espirito e o conecta com seu verdadeiro Ser.

Observe a leveza do beija-flor e compreenda que, quando pesado com preocupações, nosso espirito não pode subir e se elevar. O beija-flor aprofunda ainda mais essa mensagem quando aprendemos a observar suas penas iridescentes do arco-íris.

A pessoa que foi escolhida pelo beija-flor é geralmente uma pessoa com grande senso de liberdade, seu aprisionamento ou restrição em qualquer aspecto da vida pode causar grande depressão e sentimentos de inutilidade. Geralmente é uma pessoa que gosta de trabalhar com flores e florais, e é uma pessoa com grande energia. Por certo é uma pessoa que busca incessantemente o contato com sua energia interior, com a sua magia, buscando também a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente.

O colibri tem a capacidade de dar a claridade para o enfrentamento dos obstáculos da vida com serenidade e auto aceitação. Ensina sobre a suavidade de viver, a contemplação de tudo o que há, todas as pessoas, a humanidade e impele a busca pelo estado de graça universal.

Se você teve o merecimento de ter o beija-flor como animal de poder, saiba que possui uma proteção espiritual MUITO forte, pois ele atua como arquétipo do amor e quando capta energia e fluidos, os mesmos possuem altíssima frequência vibratória. Quando a pessoa voa com o beija-flor ela se une a Egrégora do amor incondicional, que sustenta todo o universo, manifesto ou não. Se o beija-flor tem voado em sua vida, prepare-se para rir musicalmente e apreciar muitos presentes do Criador. Esse poderoso aliado nos fala também sobre o renascimento, a suavidade, a alegria, o entusiasmo, a graça e a delicadeza.

Para encerrar essa reflexão, compartilho uma história, como aquelas contadas em noite enluarada em meio a fumaça de pai tabaco:

Contam os antigos que numa imensa floresta viviam milhares de animais que desfrutavam daquele lugar maravilhoso quando uma enorme coluna de fumaça foi avistada ao longe e, em pouco tempo, embaladas pelo vento, as chamas já eram visíveis pelas copas das árvores. Os animais para se salvarem do incêndio começaram a correr, fugindo… Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia. Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d’água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio. O elefante, admirado com tamanha coragem, aproximou-se e perguntou-lhe:

– Seu beija-flor, o senhor está ficando louco? Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d’água? Fuja enquanto é tempo! Não percebe o perigo que está correndo? Se retardar a sua fuga talvez não haja mais tempo de salvar a si próprio! O que você está fazendo de tão importante?

E o beija-flor respondeu:

– Sei que apagar este incêndio não é apenas problema só meu senhor elefante. Eu apenas estou fazendo a minha parte! Preciso deste lugar para viver e estou dando a minha contribuição para salvá-lo!  O senhor elefante tem razão quando diz que há mesmo um grande perigo em meio às chamas, mas acredito que se eu conseguir levar um pouco de água em cada voo que fizer da cachoeira até o fogo, estarei fazendo o melhor que posso para evitar que nossa floresta seja destruída. Em menos de um segundo o enorme animal marchou rapidamente atrás do beija-flor e, com sua vigorosa capacidade, acrescentou centenas de litros d’água às pequenas gotinhas que ele lançava sobre as chamas. Notando o esforço dos dois, em meio ao vapor que subia dentre alguns troncos carbonizados, outros animais lançaram-se para a cachoeira formando um imenso exército de combate ao fogo.

E venceram o incêndio.

 

 

 

Comentários (15)

  1. Responder
    Isa says:

    Essa semana eu comecei meu silêncio… rs… Me preparando para amanhã. E caí nesse texto… estou chorando profundamente, muito lindo!

  2. Responder
    JaneteAizemberg says:

    Meu Deus que linda história, estava pedindo um intuição para um arquétipo e eis que leio sobre o beija-flor . Maravilhoso amei preciso urgente aderir a esse pequeno ser para alegrar o meu coração.

  3. Responder
    Regina H.A.Guedes says:

    Sempre amei os colibris, estão sempre em minha casa ,tomamos o café da manhã juntos ,amo todos os pássaros ,os colibris vem e entram em minha casa eu dou o néctar que faço para eles.fico feliz todos os dias!ontem um filhote centrou em casa ,pedindo o Nelsinho que faço e ponho no bebedouro deles,ele ficou preso na tela da janela da sala onde fico,e eu fui ajuda -lo,mas para minha tristeza ao pegá-lo ele fugiu estava assustado ,eu estava com visitas e ele fugiu da minha mão e as penas da cauda dele ficaram na minha mão…já perdi perdão a todos eles , não queria q isso acontecesse ,estou triste porque amo muito todos eles…mas esse filhote será vque ficou machucado? Depois levei até perto do meu jardim e abri minha mão,nossa ele saiu voando tão rápido ,fugindo de mim assustado!!já pedi perdão a natureza ,a Deus e a fauna !estou triste e arrependida,eu queria ajuda -lo e o machuquei !!!!🥰❤️♥️🌺🌹❤️

    • Responder
      Antonio carlos da matta says:

      O Espírito do Senhor, pássaro-semente.

  4. Responder
    Adriana Assis says:

    Busquei a simbologia por conta das inúmeras visitas que recebo diariamente do meu irmão beija flor. Gratidão pelas palavras ♾💗

  5. Responder
    Marília Formenton says:

    Estava aqui.. esperando dar o horário de trabalho pensando nos obstáculos que tenho vivido nesses últimos meses e eis que me aparece um beija flor verde e azul 🤩🤩 na janela do meu carro ele sumiu do nada assim como apareceu…. Meu dia já está ganho❤️🙏🙏

  6. Responder
    Eunice says:

    Eu estava aqui falando com minha mãe no telefone derrepente aparece a beija flor zumbido bem forte eu olhei assustada com aquele cor verde e azul eu estou vestido uma roupa florada achei que queria beijar mas lendo aqui percebi que e bom

    • Responder
      Cida Maria says:

      já é a segunda vez que um beija flor entra em minha casa e eu ajudo ele sair e ele pousa em minha mão e fica…. sou tão agradecida!!! 🙏🙏🙏🙌

  7. Responder
    Isolete Berto Carlon says:

    Hoje dia do meu aniversário…um beija flor me visitou e peguei na mão e soltei pela janela…..amei! Gratidão Deus.

    • Responder
      Laura Dias Cameron says:

      Incrível, quantas respostas eu tive ao ler esse artigo, quanto esclarecimento, estava em um momento de ansiedade e desânimo, pela manhã de hoje enquanto regava minhas plantinhas amadas, eis que ele veio e bebeu o néctar do meu pé de manjericão e de outra florzinha que tenho!

  8. Responder
    Domenica says:

    Estamos vivendo um processo bastante desafiador e que precisa de muito amor. Encontramos um ninho com um beija flor filhotinho…. apenas 3 gramas , hoje faz uma semana que estou cuidando dele e ele ja esta com as peninhas formadas e pesando 8 gramas. Este arquétipo nao poderia ser mais propício para o momento. gratidao pela leitura.

  9. Responder
    Barbara Lima says:

    Willian, que texto mais maravilhoso e que contribuição linda vc compartilhar aqui! Já é a 2ª vez na vida que o beija-flor aparece na minha vida, momentos de profundo refazimento do meu caminho e vida interior. No passado, depois que Um beija-flor parou o voo em frente ao meu pára-brisa do carro, recebi presentes LINDOS do Divino que me são importantes até hoje. Ontem e hoje recebi 4 deles durante minhas caminhadas, e sem dúvidas, é uma confirmação de que presentes estão chegando 🙏🏽✨a quem lê meu comentário, deixo meu testemunho: ESPERA E CONFIA! Deus nunca nos abandona, nunca mesmo! E o que é nosso ninguém nunca tira! Alimente a sua fé com amor, perdão e coragem. O que vai acontecer já tá acontecendo ❤️

  10. Responder
    Sidney says:

    Há um ano e meio mudei em minha casa nova, e desde os últimos meses, fomos agraciados com um ninho, que tem sido um verdadeiro berçário. O mesmo ninho foi utilizado (acredito) que por vários beija flores diferentes. Já é a quinta geração que acompanhamos em casa. Gratidão a Deus, pelo privilégio!

  11. Responder
    Nanda Miranda says:

    Encontrei recentemente um beija-flor MORTO, afogado no tanque de meu terraço… Estou um pouco abalada com isto há dias e TEMO pelo que possa significar! Até porque, meu aniversário foi dias antes de isto acontecer… Ainda não encontrei um significado em lugar nenhum, mas sei que deve haver e TEMO não ser um bom presságio…Fiquei horas com o bichinho na mão, chorando e sem saber o que fazer…Acabei por encomendar a alma dele à YACI (Deusa Tupi), embrulhar o corpinho e envia-lo aos pés de uma árvore de praça…
    ALGUMA BOA ALMA PODE ME AJUDAR A ENTENDER O SIMBOLISMO DE ACHAR UM BEIJA-FLOR MORTO? Estou muito preocupada…
    Desde já agradeço!

Publicar um comentário